sexta-feira, 13 de julho de 2007

Manchamericanos


Hoje os Jogos Panamericanos Rio 2007 foram oficialmente abertos.


A cerimônia de abertura aconteceu no Estádio do Maracanã , completamente reformado para os Jogos.

Cerca de 90 mil pessoas estiveram presente e agitaram a festa.

Tudo muito lindo, muito organizado contrariando as espectativas dos mais pessimistas.


Cores, fogos de artíficio, Música e a típica leveza do Brasileiro.

Até o momento em que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apareceu no telão. Ocorreu um misto de palmas e vaias. Visivelmente constrangindo o Presidente ( mais 3 sessões de vaias contra o maior governante do país aconteceram, fazendo o portocolo de todas as competições internacionais serem quebradas e a Abertura dos Jogos feita pelo Presidente* do comitê organizador do jogos)

Outra vaia também chamou a atenção. Foi a intensa manifestação dos presentes contra a enorme delegação dos Estados Unidos da América, no momento da apresentação da mesma.


Não estou julgando as vaias,não. Todos tem o direito de se manifestar. Mas onde fica a tão famosa receptividade Brasileira? Não cabe aos anfitriões ( diga-se : o Povo) hostilizar os atletas estrangeiros. Eles vieram aqui para proporcionar o espetáculo como os atletas de Cuba, da Argentina, de Trinidad y Tobago, do próprio Brasil e de todas as outras nações participantes. Manifestar a revolta em ser subalterno dos Estados Unidos em pleno clima de União dos Povos?


E quanto as vaias ao Presidente, cada um tem seu motivo e todos tem diariamente a oportunidade de manifestar sua insatisfação com o governante do País. ( Tivemos essa oportunidade no Ano passado. e o Presidente ganhou o direito de governar por mais 4 anos o´Brasil legitimamente) a grande ''Platéia Brasileira''** quis mostrar ao mundo que tem sangue correndo nas veias, e com essas vaias fez com que o Presidente da República não abrisse os Jogos.



O que todos ganharam com isso além de um constrangimento geral e estranheza de todo mundo?


Ficou feio...


Boa Sorte aos Brasileiros. Que consigam atingir todos os seus objetivos porque se o contrário não acontecer a ''platéia"** não pensa duas vezes . Mete um sonoro UUUUUUUUH! e joga o esforço de todos no lixo.
* Sr. Carlos Arthur Nuzman , Presidente do COB.
** Segundo a famosa frase de Lima Barreto, "O Brasil não tem povo, tem platéia"

Nenhum comentário: